[Troféu literário 2017] As sensações e Os mais


Olá amoras, tudo bem?

Chegamos a penúltima e a ultima categoria do projeto Troféu literario que tem como objetivo encaixar os livros lidos no ano em diferentes posições tal como melhores, piores, personagens mais marcantes e etc...Hoje vamos falar sobre "As sensações" e "Os mais" (resolvi fazer junto essa ultima era pequena). Confira as respostas das outras categorias também, foi um prazer participar dessa Retrospectiva. Agradeço ao blog Além do livro que criou o projeto e me convidou.


As sensações


O beijo que me fez suspirar: Lucas e Eliza, livro Prometida. Carina Rissi tem o poder de me divertir e me conquistar com suas obras, dessa fez temos um casal que "não" queria ficar junto por erros do passado, mas uma coisa leva a outra e chegamos as capítulos finais com uma declaração que alegrou meu começo de ano. É sim rolou um beijo apaixonante.

O trecho que mais me marcou: "Coisas terríveis acontecem na minha vida. E eu venho percebendo que se não dizermos o que precisamos dizer quando temos chance, acabamos nos arrependendo depois. Mesmo se estiver zangada, diga. Grite para o mundo, enquanto ainda tem uma chance. Porque uma vez que a vida passa, essa oportunidade não volta. E as palavras não ditas também se perdem para sempre.'' - Sr. Daniels

A história que mais me inspirou: Extraordinário, R. J. Palacio. Como não colocar esse livro na retrospectiva? Foi uma leitura maravilhosa que me fez olhar o mundo de jeito um pouco melhor. 

O livro que acabou com as minhas lágrimas: O garoto do cachecol vermelho, Ana Beatriz Brandão. Esse livro me passou a perna legal, eu comprei ela na Bienal de 2016, mas só fui ler esse ano, eu só sabia a sinopse, não tinha lido nenhuma resenha, então achei que seria só flores. Meu Deus eu peguei esse livro querendo sorrir com um romance fofo! Para vocês terem ideia eu estava na escola quando terminei de ler, pensa na pessoa que não conseguiu controlar o choro e se derramou em lagrimas, o pessoal sei lá achou que tinha acontecido algo grave. ACONTECEU! A escritora não tem coração.

A trama que me causou arrepios: Império de Tempestades: tomo 1 e 2 , Sarah J. Maas. Essa escritora não tem consciência de quando parar com essas reviravoltas, ela quer que eu infarte com as situações que ela escreve, o pior é que você nem vê chegando, porque a nossa protagonista pensa muito certo por linhas extremamente tortas. Não tem condições!

O livro que me deixou mais curioso:  A inquisição, Taran Matharu. Esse livro é o segundo de uma serie, o primeiro livro foi lançado em 2015 e depois de tanta espera esse ano lançaram a continuação. Curiosa? Eu já estava querendo pegar a versão em inglês e traduzir eu mesma. Galera Record aqui vai um recado para vocês: Não façam mais isso! Eu já estava perdendo as esperanças, é um série tão boa, eu até comprei o primeiro livro (e o segundo esse ano) na Pré-venda. Sabe o que é isso? Prova de amor! 

A obra que me fez gargalhar: Cilada para um marquês, Sarah MacClean. Essa personagem ainda vai dar muitos cabelos brancos ao marquês, parece que as confusões a perseguem, além disso sua tendencia de se vestir de homem e ninguém, além do marquês perceber já deixa tudo cômico.

A história da qual eu sinto mais saudades: Corte de asas e ruína, Sarah J. Maas. Falei bastante dessa série na retrospectiva né? 

O crime que me pegou de surpresa: Cântico dos ândalos, Yuri Rebouças. Não li muito o gênero mistério/policial/terror e o que mais envolver crimes, mas Cântico foi uma leitura bem bacana, e teve um reviravolta que me pegou de surpresa. Você nunca sabe o que tuneis podem esconder.


Os “mais”

A leitura mais difícil: O Navio Negreiro, Castro Alves. Não é um livro tão difícil se você prestar atenção e entender o contexto. No caso, ele é uma série de poemas que falam sobre a escravidão que aconteceu no Brasil, quando o Novo Mundo foi descoberto é um livro para refletir sobre nossas raízes.

A leitura mais fácil: Lavínia e a árvore dos tempos, Lucinei M. Campos. Por ser um livro destinada ao publico infanto-Juvenil foi uma leitura muto leve e divertida, o escritor fez um ótimo trabalho, é um ótimo livro para inicia uma criança no mundo literário. 

O livro que li mais rápido: A Bela e a Fera, Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, Gabrielle-Suzanne Barbot. Não é lá o maior livro do mundo, mas eu li acho que no máximo em 4 horas (talvez menos). Mesma assim, adorei e é um dos meus contos queridinhos.

O livro que mais demorei para ler: Ligeiramente Casados, Mary Balogh. Gente eu enrolei muitooo para ler esse livro, um dos motivos foi que até a metade do livro não acontece nada muito interessante, foi um ritmo bem parado e isso complicou meu progresso de leitura. Mas, eu venci e terminei o livro, ainda bem que do meio para o final tem algumas cenas mais agitadas.


E por fim…

Em 2017, minha meta era ler 50 livros e terminei o ano com 55 leituras.
Para 2018, minha meta é ler 30 livros.
Motivo? Terceirão. Pois é, ano que vem vou ter que me concentrar bem mais ao estudo se quiser passar em uma universidade, mas vou dar o meu melhor para conseguir conciliar o blog com a escola.



Chegamos ao fim da nossa retrospectiva, espero que ano que vem eu possa ler livros ainda melhores.
Beijos da Cami e até a próxima. 




Comentários