Titulo: Beleza Perdida
Autor(a): Amy Harmon
ISBN-13: 9788576863748
ISBN-10: 857686374X
Ano: 2015
Páginas: 336
Editora: Verus
Nota: 5/5 + Favorito

Sinopse:
Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.
Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.




A historia começa sendo narrada por Fern Taylor, uma adolescente que está no ultimo ano da escola, mais conhecida como...Bom ela não era muito conhecida. A maioria das pessoas falam que aparência é tudo que importa, para ela isso já era uma discussão encerrada, pequena para a idade, aparelho durante 3 longos anos e uma cabelo ruivo indomável, ela já estava convencida que era feia e não tinha jeito.
Fern podia não ser tão bonita quanto a amiga Rita que tinha lindos cabelos loiros, mas possuía muitas qualidades entre elas ajudar sempre seu primo que nasceu com uma doença que o deixava com prazo de validade, isso nunca impediu ela e Bailey  se tornarem melhores amigos.
Do outro lado da historia temos Ambrose, o menino de ouro da cidade, bonito, musculoso e talentoso para qualquer esporte, alem de claro ser a paixão de Fern desde pequena. Ele vai narrar muitos capítulos do livro, então tivemos a versão dos dois durante a leitura e ele igual a Fern me conquistou de uma maneira incrível.

“Você acha que existe alguma chance de alguém como o Ambrose se apaixonar por alguém como eu?”
“Só se ele tiver sorte.”

A nerd que se achava feia e o garoto perfeito, bem clichê não é? Bom eu pensei isso quando comecei a ler e posso dizer que estava errada, o livro não é um romance bobo, com o sonho impossível de uma adolescente, ele é bem mais completo (Só para falar eu não tinha lido a sinopse ainda, foi uma recomendação de uma amiga). Ele mostra situações do mundo real, bullying, gravidez na adolescência, tragedias que abalaram o mundo inteiro, coisas ruins que podem acontecer com pessoas boas e principalmente o que é a amizade verdadeira.

Parece tudo tão real que não tenho palavras para dizer o quanto gostei do livro, a forma com que a autora falou de cada personagens, sobre suas lutas e como ninguém pensa realmente na vida, chorei, ri e sofri com todos.

- Talvez todo mundo represente uma peça do quebra-cabeça. Todos nós nos encaixamos para criar essa experiência que chamamos de vida. Nenhum de nós consegue enxergar o papel que desempenha ou a forma como tudo vai acabar. E talvez a gente apenas não reconheça as bênçãos que resultam de coisas terríveis.

O passado e o presente se misturam entre os capítulos, fazendo você ver as coisas por versões diferentes e refletir sobre elas, temos sim uma historia inacabada entre os personagens principais, depois de alguns anos sem saber nada um do outro, ambos diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos.
A escritora realmente me surpreendeu com a leitura, não revelei muito sobre o que muda tudo na historia e faz você querer fechar o livro em choque e depois voltar correndo querendo saber o que vai acontecer, porque se continuar tenho certeza que vou dar spoiler e a sinopse já revela muita coisa... Posso dizer que Beleza perdida é um livro cheio de lições que devemos guardar para sempre e pegar atitudes de alguns personagens como exemplo.

A verdadeira beleza, aquela que não se desvanece ou se esvai, precisa de tempo, de pressão, precisa de uma resistência incrível. É o gotejamento lento que faz a estalactite, o tremor da terra que cria as montanhas, o constante bater das ondas que quebra as rochas e suaviza as arestas. E da violência, do furor, da ira dos ventos, do rugido das águas emerge algo melhor, algo que de outra forma nunca existiria. E assim suportamos. Temos fé na existência de um propósito. Temos esperanças em coisas que não podemos ver. Acreditamos que há lições na perda e no poder do amor, e que temos dentro de nós o potencial para uma beleza tão magnífica que o nosso corpo não pode contê-la. 


Sobre os personagens: Adorei a forma como ela escreveu sobre cada um, a maneira de nos fazer gostar da maioria e torcer por eles também e achei maravilhosa a forma como mostrou a vida deles de uma forma tão real, tivemos garotas gravidas na adolescência, pessoas viciadas, situações que abalam a vida de todos.  

(Todo leitor deve ler um livro assim de vez em quando)

Diagrama: A capa está linda, eu achei incrível e combina perfeitamente com os acontecimentos (Quem tiver o marcador eu aceito hahaha) 

Personagem favorito: Bailey que é um personagem inesquecível.  

Uma incrível releitura de A bela e a Fera <3 

A capa internacional