Título: Tudo e todas as coisa
Autor(a): Nicola Yoon
Ano: 2017
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
⭐⭐⭐⭐⭐

Adicione ao skoob
Compre na Amazon

Você já imaginou crescer dentro de uma casa sem nunca poder ir além da porta de entrada?





Madeline acaba de completar 18 anos e nunca saiu de casa devido a uma doença na qual foi diagnosticada ainda pequena chamada IDCG que basicamente faz com que ela tenha uma imunidade MUITO baixa, ou seja, alergia a tudo e todas as coisas correndo sérios riscos de vida caso fique exposta ao mundo lá fora. Apesar disso, ela é uma garota feliz, inteligente e que nunca reclamou de sua situação, na companhia de sua mãe Dra. Pauline -também sua médica- e sua enfermeira Carla passa grande parte do seu dia lendo ou estudando sua matéria preferida: arquitetura.
“No início, não havia nada. E então, de repente, havia tudo.”
Entretanto, sua visão de suficiente se altera quando uma nova família de muda para casa ao lado e Maddy se vê entretida ao observar cada passo da rotina deles, principalmente o filho mais velho Oliver que possui como hobbie o esporte parkour que consiste em ficar praticando movimentos radicais.


Mas após uma troca de e-mail o que antes era apenas uma observação, passa a se tornar uma amizade. Acompanhamos de perto suas conversas e problemas familiares principalmente da parte de Olly que precisa cuidar de sua mãe e irmã quando o pai chega bêbado em casa. Com tudo, mesmo com de todos esses conflitos, os dois vão criando uma sintonia incrível, onde Maddy pela primeira vez tem a oportunidade de ser uma garota normal, o que inclui apaixonar-se pelo vizinho da casa ao lado. 
“Eu era feliz antes de conhecê-lo. Mas agora estou viva. São coisas diferentes.”
A leitura é cheia de reflexões e descobertas por parte de Madeline, que finalmente quer sair de sua bolha protetora e realmente viver e experimentar coisas novas. Claro que vamos ter aquele draminha perto do fim -quando não tem?-, mas nada que vá atrapalhar a história, porém vou logo avisando que é provável que você fique com muita raiva (ou pena) de um personagem em especial, se não descobrir o final da história antes. Sim, rolou uns clichês no desfecho, mas como eu disse nada que vai atrapalhar a leitura.

Eu realmente achei bem legal a personalidade da Maddy, ela é divertida, talentosa e consegue tirar alegria mesmo com a doença com que convive. Isso é impressionante, consideramos hoje ficar sem internet já nós deixa querendo matar um. Imagina não poder ter contato com o mundo? No minimo iria rolar uma fase revoltada! 


Vale lembrar que a edição desse livro é ESPETACULAR, toda a diagramação é bem trabalhada e durante os capítulos encontramos desenhos feitos pela Maddy, além fichas de prontuários médicos, pequenas resenhas e pensamentos da protagonista. É nessa edição em particular temos algumas fotos  do filme (sim! Tem filme, mas leia o livro primeiro!), um charme para imaginar os personagens durante a leitura. Fala sério! Como não amar uma editora que tem esse capricho?  

Mais alguns quotes:
"O mundo é grande demais e não há muito tempo para vê-lo."
"- Tudo é um risco. Não fazer nada é um risco. A decisão é sua."
“Às vezes você faz as coisas pelos motivos certos e em outras pelos errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença.”
 “O amor torna as pessoas loucas.”
 Tempo de leitura: 2 dias  


Trailer do filme

Capa original